Como funciona?

Webcoleta e um sistema para coletas de preços online. Nele, o órgão cria uma coleta de preços para uma futura compra/contratação e envia para os fornecedores cadastrados na base de dados. Todas as respostas (solicitação e resposta) são feitas online através do sistema.

CRC online e automático

1) Para credenciar-se a uma coleta, o fornecedor necessita do CRC – Certificado de Registro Cadastral junto ao órgão. Para solicitar seu CRC, ele deve enviar por meio do sistema toda a documentação solicitada pelo órgão, como contrato social, certidões, etc.

2) O órgão recebe os documentos e analisa-os, podendo aprovar ou reprovar conforme suas exigências.

3) Quando todos os documentos enviados forem aprovados pelo órgão, o sistema gera automaticamente o CRC credenciando o fornecedor a participar das coletas.

4) Todo o processo de envio de documentos, análise de documentos e emissão de CRC é feito através do sistema e de forma automática.

Banco de dados compartilhado

O banco de dados é compartilhado entre todos os usuários do sistema. Órgãos podem listar todos os fornecedores e fornecedores podem participar de coletas em todos os órgãos cadastrados. Porém, coletas e documentos são visíveis apenas para os órgãos para os quais eles foram enviados.

Credibilidade e transparência

Para a garantia da credibilidade do sistema, a autenticidade das coletas podem ser validadas a qualquer momento através da sua chave de verificação. Da mesma forma, a autenticidade do CRC também pode ser validada por qualquer pessoa através da sua chave de verificação.

Para órgãos públicos ou privados


O sistema ajuda na tarefa de fazer coletas online. Através dele o órgão pode:

  • Cadastrar fornecedores e objetos para coleta.
  • Importar dados do banco de dados do SIM – Sistema de informações Municipais do estado do Ceará, e através dele importar dados de fornecedores, licitações, valores, descrição de objetos, etc. Ou seja, pode consultar e importar dados de todos os fornecedores e todas as compras realizadas em qualquer município do Ceará, desde 2010.
  • O sistema também organiza toda a documentação necessária para a aprovação e emissão online do CRC – Certificado de Registro Cadastral.
  • Utilizar o bando de dados universal, onde um fornecedor já cadastrado fica disponível para todos os órgãos.
  • Todo o processo de envio de recebimento de documentos é feito de forma fácil através do próprio sistema. Não necessita enviar e-mails, fazer ligações, aguardar envio de documentos, etc.

Para fornecedores ou prestadores de serviço


O sistema ajuda na tarefa de responder e organizar coletas online. Através dele o fornecedor pode:

  • Cadastrar-se 1 só vez e participar de coletas em várias cidades e órgãos diferentes sempre que uma nova coleta for criada.
  • Gerenciar sua documentação, CRC e coletas enviadas
  • Receber notificações por e-mail a cada nova coleta dos órgãos cadastrados.
  • Conferir a autenticidade das suas coletas enviadas e do seu CRC.